A Associação de Vôo Livre do Morro do Careca - AMCA é uma entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob n° 13.172.557/0001-51, com sede na Rua Gregorio de Matos, s/n, Praia dos Amores, CEP: 88331-475, no município de Balneário Camboriú/SC. Foi fundada em 09 de agosto de 2010, com o objetivo principal de preservar o meio ambiente no Complexo Turístico Morro do Careca - CTMC, além de garantir a segurança deste através da regularização e fiscalização das atividades de voo livre junto aos praticantes, turistas e simpatizantes.

“A AMCA é fiscal da atividade de vôo livre no Complexo Turístico do Morro do Careca”.

Instrutores Credenciados - AMCA



A Prática do Voo Livre

Além da exuberante paisagem, atualmente o morro do careca é muito utilizado para a prática do voo livre nas modalidades de asa delta e parapente. No caso do parapente pode ser realizado nas categorias solo (somente o piloto) e duplo (piloto e acompanhante).
As atividades de voo livre no Morro do Careca são orientadas pelos fiscais de rampa e/ou instrutores credenciados, através do uso de bandeiras sinalizadoras que definem a condição de voo após avaliação das questões climáticas e ambientais. sendo elas:
  • Verde - Condição perfeita para a prática de voo livre;
  • Amarela - Condição de voo livre com restrições;
  • Vermelha - Atividade de voo livre proibida.
Somente o fiscal da rampa pode autorizar, liberar, restringir ou proibir as atividades de voo livre. Os interessados em praticar voo livre devem optar por:
  • No caso de pilotos, associarem-se junto a AMCA ou submeterem-se a um cadastramento junto a AMCA para obtenção de autorização junto ao fiscal de rampa.
  • No caso de piloto de voo duplo, contribuir com a entidade em prol da localidade através do recolhimento de uma taxa;
  • No Caso de admiradores do esporte, tornarem-se aprendiz/aluno de voo livre através da contratação de cursos ou aulas particulares de voo livre com parapente junto aos instrutores credenciados.