A Associação de Vôo Livre do Morro do Careca - AMCA é uma entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob n° 13.172.557/0001-51, com sede no Cume do Morro do Careca, s/n, Praia dos Amores, CEP: 88331-475, no município de Balneário Camboriú/SC. Foi fundada em 09 de agosto de 2010, com o objetivo principal de preservar o meio ambiente no Complexo Turístico Morro do Careca - CTMC, além de garantir a segurança deste através da regularização e fiscalização das atividades de voo livre junto aos praticantes, turistas e simpatizantes.

“A AMCA é fiscal da atividade de vôo livre no Complexo Turístico do Morro do Careca”.

Instrutoras Credenciados - AMCA



A Prática do Voo Livre

Além da exuberante paisagem, atualmente o morro do careca é muito utilizado para a prática do voo livre nas modalidades de asa delta e parapente. No caso do parapente pode ser realizado nas categorias solo (somente o piloto) e duplo (piloto e acompanhante).
As atividades de voo livre no Morro do Careca são orientadas pelos fiscais de rampa e/ou instrutores credenciados, através do uso de bandeiras sinalizadoras que definem a condição de voo após avaliação das questões climáticas e ambientais. sendo elas:
  • Verde - Condição perfeita para a prática de voo livre;
  • Amarela - Condição de voo livre com restrições;
  • Vermelha - Atividade de voo livre proibida.
Somente o fiscal da rampa pode autorizar, liberar, restringir ou proibir as atividades de voo livre. Todas as pessoas, pilotos, turistas e simpatizantes, interessados em praticas voo livre no Complexo Turístico Morro do Careca devem ter idade minima de 18(Dezoito) anos ou, no caso de menor, acima de 16(dezesseis) anos estar acompanhada de um responsável e para maiores de 14(quatorze) anos de ambos os responsáveis. Os interessados em praticar voo livre devem optar por:
  • No caso de pilotos, associarem-se junto a AMCA ou submeterem-se a um cadastramento junto a AMCA para obtenção de autorização junto ao fiscal de rampa.
  • No caso de piloto de voo duplo, contribuir com a entidade em prol da localidade através do recolhimento de uma taxa;
  • No Caso de admiradores do esporte, tornarem-se aprendiz/aluno de voo livre através da contratação de cursos ou aulas particulares de voo livre com parapente junto aos instrutores credenciados.